A proposta do blog Cães & Cães é levar ao leitor conhecimento sobre cães de todas as raças de A a Z, com fotos de todas as suas fases, de filhotes a adultos, resumos sobre suas principais características e hábitos, curiosidades e notícias.
quarta-feira, 28 de outubro de 2015
Kelpie Australiano - 01
O Kelpie australiano, ou simplesmente Kelpie, é um cão pastor australiano muito bem sucedido em reunir e deslocar animais com pouca ou nenhuma orientação. É um cão de tamanho médio e vem em uma grande variedade de cores. O Kelpie foi exportado para todo o mundo e é usado para reunir o gado, principalmente de ovinos, bovinos e caprinos.
A raça foi separada em duas variedades distintas: o Show Kelpie e Kelpie de trabalho. O Show Kelpie é visto em exposições de beleza em alguns países e é selecionado para a aparência ao invés de para o trabalho de pastoreio, enquanto o de Trabalho Kelpie é produzido para a capacidade de trabalho em vez de aparência. O Kelpie é um cão de revestimento macio, de tamanho médio, em geral com as orelhas eretas e uma aparência atlética. As cores do revestimento incluem preto, preto e tan, vermelho, vermelho e castanho, azul, azul e tan, jovem corça, jovem corça e tan, creme, preto e azul, e branco e dourado. O Kelpie geralmente pesa 14-20 kg e mede 41-51 cm.
quinta-feira, 15 de outubro de 2015
Cão acrobata se equilibra em corda bamba e soma 40 milhões de acessos
Um vídeo de um cão acrobata compartilhado no Facebook soma mais de 40 milhões de visualizações desde que foi publicado em janeiro deste ano. Assista ao vídeo. A gravação mostra o animal se equilibrando em duas patas em uma corda bamba. O cão chamado Ozzy aprendeu com seu dono a realizar o número. O cachorro conta, inclusive, com um perfil no YouTube, no qual seu dono publica regularmente vídeos do animal praticando "slackline", também conhecido como corda bamba.
Cadela labrador salva dona de ataque de urso nos EUA
A americana Kate Cholewa diz que sua cadela de estimação a salvou de um ataque de urso perto do Parque Nacional de Yellowstone, nos EUA. Kate, que mora em Emigrant, no estado de Montana, contou que foi atacada pelo urso em uma trilha.
Ela sofreu um corte na cabeça, provavelmente provocada por uma mordida, e pequenos ferimentos no rosto durante o ataque na segunda (12). Segundo as autoridades locais, a cadela da raça labrador chamada Carmen perseguiu o urso e o afugentou.
quarta-feira, 14 de outubro de 2015
Karelian Bear Dog - 01
O Karelian Bear Dog (Cão Careliano do Urso) é uma raça de cão finlandesa. No seu país de origem, é considerado como um tesouro nacional e um exímio caçador de uma variedade de animais. Seus reflexos rápidos e sua natureza o tornaram muito populares para a caça, incluindo ursos, alces e javalis. Foi a capacidade da raça para caçar e oferecer proteção contra um urso, que a raça ganhou seu nome.
De acordo com registros arqueológicos, cães muito similares ao moderno Russo-Europeu Laika e o KBD existiam no nordeste da Europa e Escandinávia desde os tempos neolíticos. O padrão da raça para KBDs e Laikas é hoje para um branco e preto marcado, mas originalmente a raça incluídos indivíduos com pelagem de lobo cinzento de vários tons e pelagem vermelha como o padrão spitz.
O KBD era usado principalmente para a caça de animais para curtumes pequenos, tais como esquilos e marta. Como o Norwegian Elkhound o KBDo também foi usado na caça de alces, linces, lobos e, como o próprio nome sugere, a caça dos ursos de Brown Eurasian. Na caça dos ursos, pelo menos, um par de KBD´s era usado latindo alto, a fim de distrair o urso enquanto o caçador humano ia para o matar. Esses cães têm sido utilizados para o controle de urso em Yosemite e Glacier National Parks, e com o Departamento de Pesca e Vida Selvagem do Estado de Washington. Os machos tem entre 54 e 60 cm, já as fêmeas são mais curtas, ficando entre 49 e 55 cm. Ambos os sexos pesam de 20 a 23 kg.
A raça tem pelagem reta, com pêlos duros e um subpêlo macio. Não deve haver nenhuma onda em toda a sua pelagem. De referência, a percentagem de cor é de cerca de 70% de pelos negros e 30% brancos. Sua cauda deve ser espessa em um círculo sobre a parte traseira em um anel e com uma ponta branca. Ele cai suavemente nas costas do cão ou para um lado. O KBD é muitas vezes agressivo, naturalmente, com outros cães. Socialização e formação adequada é necessária devido à sua disposição.
Eles são caçadores silenciosos mas tenazes e alertam apenas quando têm a presa sob domínio. Eles irão manter a presa encurralada latindo em um nível muito elevado, e podem correr rapidamente para trás e para frente ou em torno do animal até cançá-lo e o caçador vem para a finalização. Se um urso tenta sair, o cão vai beliscar em sua parte traseira e agravá-lo para evitar sua fuga. São cães propensos a ansiedade de separação com seus donos devido à sua natureza muito social. É muito incomum para um KBD morder um ser humano, mas pode matar outro animal se sentir-se ameaçado.
Eles são cães de caça muito sociais que preferem um ambiente ao ar livre, e precisam de muito espaço para correr livre e obter lotes de exercício. Além disso, eles precisam de uma grande estimulação mental e física. Estes cães são muito territoriais e vão alertar seus manipuladores para a presença de quaisquer estranhos ou outros animais nas proximidades, que não possam perceber.
Assinar:
Postagens (Atom)