O Sheepdog Islandês é uma raça de cão de spitz tipo originário dos cães trazidos a Islândia pelos Vikings . Ele é semelhante ao Buhund Norueguês e ao antepassado do moderno Sheepdog de Shetland e Corgi Galês . Eles ainda são comumente usados para pastorear ovelhas nos campos islandeses. São cães amigáveis, com muita energia e agilidade. Eles são extremamente úteis para o pastoreio de gado e de condução ou encontrar ovelhas perdidas. O Sheepdog Islandês é curioso, brincalhão e sem medo e se dá muito bem com crianças, bem como outros animais de estimação.
Como o nome indica, é um cão de carneiros, mas também é usado como um cão de guarda. Além disso, os cães estavam encarregados de pastoreio cavalos e outros animais também. Eles tendem a latir quando querem alguma coisa, embora esse comportamento pode ser controlado por treinamento.
Na paisagem islandesa, ovelhas muitas vezes se perdem e tem sido, historicamente, o trabalho do cão encontrá-los e devolvê-los ao rebanho. Eles são, portanto, acostumados a trabalhar por conta própria e para descobrir as coisas por si mesmos, portanto é necessário ter-se o cuidado para que não aprendam coisas que não devem. Tendem, também, a latir muito quando vêem as pessoas se aproximando.
O Sheepdog Islandês é muito leal e quer sempre ficar em torno de sua família, seguindo seus donos por todos os lugares. Diferentemente da maioria dos cães de trabalho, estes são bem calmos quando dentro de casa, e gostam de deitar-se aos pés do seu dono.
Nenhum comentário:
Postar um comentário