Ágil, inteligente e muito afetuoso, por vezes reservado, esse cão de raça é frequentemente tido como um animal frágil, o que não corresponde à realidade, já que é um esportista ideal para a corrida. Muito fiel, vivo e alegre com o dono, é distante com estranhos. Ele deve ser adestrado com suavidade e firmeza, quando, então, se mostra mais dócil. É um companheiro meigo e agradável, calmo em casa, que procura o conforto. Na cidade, é preciso levá-lo para passear, para que não fique muito medroso. O Pequeno Galgo Italiano tem peito estreito e profundo, dorso reto e bem perfilado e membros elegantes e musculosos, em perfeita harmonia com o corpo. A pele é fina. A pelagem, de pelo curto e fino, pode ser preta, cinza, cinza-ardósia ou amarela em todas as nuances possíveis. Uma leve presença de branco no peito e nas patas é tolerada.
O Pequeno Galgo Italiano adora uma brincadeira no parque! Ele vai adorar ser levado a fazer uma boa caminhada ou até mesmo um jogo divertido dentro de casa. Odeia o frio e por isso não pode dormir fora de casa. Cuidado com a pelagem é mínimo, consistindo apenas uma escovação para remover o pelo morto. NOTA: Nessa raça, é importante que haja escovação nos dentes regularmente. Expectativa de vida: 12 a 15 anos.
Descendente dos Galgos de pequeno tamanho do Egito antigo, esse Galgo miniatura, elegante e gracioso, sempre foi o favorito dos grandes da Antiguidade (Cleópatra, Frederico, o Grande, Ana da Áustria, Francisco I e outros). Muito apreciado pelas patrícias da Roma antiga, o que lhe valeu o nome de Pequeno Lébreu Italiano, ele foi cantado pelo poeta francês Lamartine.
Nenhum comentário:
Postar um comentário